Doenças da Hipófise e Hipotálamo

A neuroendocrinologia é a área da endocrinologia que estuda e trata as doenças que afetam a região do hipotálamo (uma região do cérebro) e da hipófise (glândula muito importante localizada na base do crânio).

 

A hipófise produz vários hormônios. Alguns estimulam outras glândulas como a tireoide, as supra-renais e as gônadas (ovários e testículos). Outros hormônios produzidos pela hipófise agem diretamente no nosso corpo, como o hormônio de crescimento e a prolactina.

 

Doenças a causadas por mau funcionamento da hipófise:

 

 

– Acromegalia e Gigantismo: causada pelo excesso de produção do hormônio de crescimento. Na infância ou na puberdade manifesta-se através do crescimento estatural excessivo. Quando ocorre no adulto, acontece aumento dos tecidos moles e cartilagenosos, causando aumento das mãos e pés, além de outros sintomas como cefaleia, dores articulares, formigamentos, espaçamento entre os dentes, lábios grossos e alargamento do nariz. Também pode aumentar o risco de diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca, entre outras complicações.

 

– Doença de Cushing : ocorre por tumor hipofisário, geralmente benigno, produtor de ACTH (um hormônio que estimulas as supra-renais à produzirem cortisol). Devido ao excesso de cortisol, pode acontecer acúmulo de gordura na região da face e abdome, fraqueza muscular, estrias largas e de cor violeta (geralmente no abdome e raiz dos membros), equimoses (manchas roxas), elevação da glicemia, elevação da pressão arterial, entre outros sintomas.

 

– Prolactinomas: são os tumores hipofisários mais comuns. Benignos em sua maioria, produzem prolactina em excesso. A prolactina é o hormônio responsável pelo aleitamento no momento após o parto. Quando produzido em excesso, fora do período da gestação, pode levar à produção anormal de leite, chamada de galactorréia, tanto em mulheres como em homens. Sua produção excessiva prejudica o correto funcionamento dos ovários e testículos, causando irregularidade ou falta de menstruações nas mulheres, impotência nos homens e redução da libido em ambos.

 

– Tumores hipofisários não-funcionantes: são tumores que não produzem nenhum hormônio em excesso, mas são diagnosticados por causa de seu crescimento. Podem causar dores de cabeça e alteração visual. Podem também afetar o funcionamento normal da hipófise, levando à falta de seus hormônios e, dependendo de qual hormônio afetado, gerar alterações menstruais, impotência sexual, fadiga, emagrecimento, perda do apetite e da disposição, etc.

 

Tratamento dos tumores da hipófise

 

A maioria dos casos de tumores hipofisários podem ser tratados com cirurgia e/ou medicação. Em outros casos, basta acompanhamento clínico e com exames laboratoriais e de imagem.